sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A marca mais valiosa

Recentemente, foi divulgado pelo Globo Esporte um estudo realizado pela empresa de consultoria BDO RCS mostrando que o Corinthians ampliou sua liderança quanto ao valor da marca dos maiores times brasileiros, consolidando assim aquele que vem sendo um trabalho de imenso sucesso realizado pela atual diretoria Corinthiana.

Esse trabalho engloba várias esferas dentro do clube, tendo como alicerce principal o marketing. Quem conhecia o clube há coisa de 5, 6 anos atrás sabe que a diferença é tão gritante que parece mesmo se tratar de outro time.
Obviamente, Ronaldo Fenômeno tem parcela importantíssima em todo esse processo, sendo uma das figuras mais importantes da história do futebol. Mas há de se destacar o belíssimo trabalho de exploração da marca, inclusive da marca Ronaldo junto a marca Corinthians, realizado pela diretoria Corinthiana nesses últimos anos, com o lançamento constante de campanhas de apelo publicitário, o caminhão com a loja itinerante que percorre o interior do país (na foto abaixo), a rede de lojas "Poderoso Timão", o programa de vantagens "Fiel Torcedor", o lançamento da TV Corinthians, dentre tantas outras ações.




Tudo isso, aliado ao fato da torcida Corinthiana estar mais concentrada na região Sudeste, que é a região de maior poder aquisitivo do Brasil, teve como resultado um aumento de mais de 50% no valor da marca Corinthians entre os anos de 2009 e 2011, passando de R$ 562,60 para R$ 867,00 milhões. Um crescimento pra lá de expressivo, quando comparado aos seus principais rivais, Flamengo e São Paulo, que tiveram crescimento de 21% e 20% no mesmo período, respectivamente.

Enfim, a mudança no que se trata da marca Corinthians é algo notório e estimulante, pois mostra também que o Corinthians é capaz de alçar voos cada vez mais altos, se inserindo inclusive no mercado internacional, como já fizeram Manchester United e Boca Jrs., por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário